IURD – 03/04/2024 – Quarta-Feira

I João 4:7

Jesus deu alguns caminhos:

Primeiro caminho: Arrependimento.

Segundo caminho: Batismo nas águas.

Terceiro caminho: Receber o Espírito Santo.

Importante: Então quando a pessoa recebe o Espírito Santo ele manifesta o primeiro fruto: Amor.

Quando a pessoa manifesta o primeiro fruto, ela vai passar por grandes dificuldades, lutas e etc.

Após ter o Espírito Santo, é normal em alguns casos passar por lutas espirituais.

Mas o AMOR que a pessoa tem por Deus auxilia a conseguir se manter fiel ao Altíssimo.

Detalhe: Após suportar todas as lutas, provações, o anjo do Senhor vem para servir a pessoa aprovada. Lembra de Elias?

Deus nos vê além de nossos pecados, isso acontece quando temos Jesus como nosso Senhor e justificador e o Espírito Santo habitando em nós.

E quem tem o Espírito de Deus habitando em seu interior, tem seu coração protegido… somente uma pessoa “cheia” Dele pode ter condições de perdoar e amar até mesmo aqueles que lhe desejam o mal.

A pessoa que tem o Espírito Santo acaba sendo diferenciada das demais por conta de suas atitudes, muitas vezes, inesperadas frente ao senso comum.

Só pode receber esse Espírito quem se entrega de verdade a Deus.

Quando ela tem esse encontro, acontece duas coisas:

  1. Amor a Deus
  2. Amor ao próximo.

O amor nos leva a nos sacrificar pelo próximo.

Importante! Mesmo que o mundo esteja mergulhado no pecado, quem tem o Espírito Santo faz diferente.

O segredo para um cristão permanecer na fé é não desfocar seus olhos de Jesus.

-> Quando deixamos de olhar para Ele, começamos a olhar as coisas do mundo, as injustiças entre outras coisas… lembra de Pedro? Quando Jesus disse para ele vir ao seu encontro enquanto andava sobre o mar e Pedro foi e enquanto seus olhos estavam em Jesus ele estava tendo êxito, mas ao desviar o seu olhar Dele e começar a focar na tempestade, na força das ondas, seu coração deixou a confiança e passou a manifestar o medo…

Estudo

Tema: O fruto do Espírito – 1.Amor

Por ser o amor a base na qual os demais frutos se fundamentam e todas as virtudes espirituais se desenvolvem, procuraremos focar o nosso estudo nessa virtude.

O amor consiste, basicamente, em querer para os outros aquilo que queremos para nós mesmos. É dedicar tempo e energia em favor do nosso semelhante da mesma maneira que voluntária e necessariamente dedicamos à nossa vida.

A própria cruz do Senhor Jesus é um símbolo do amor puro e verdadeiro, snedo a haste vertical uma representação do nosso amor a Deus e a horizontal do nosso amor ao próximo.

No amor estão os dois grandes mandamentos da lei de Deus:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este éo primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Deste dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40

Daí. verificamos que, no amor, há um relacionamento que envolve muito mais do que um simples sentimento de compaixão ou afeição.

Realmente, o amor é definido pelo sacríficio de quem ama sem esperar ser correspondido pela pessoa amada. Quem ama o faz sem interesse próprio; apenas deseja dar. Creio que podemos definir o amor assim: amor é doação.

As 4 modalidades de amor:

  1. Amor próprio, embora não seja condenada nas Sagradas Escrituras, deve estar sob total controle para não se tornar um insuportável egoísmo.
  2. Amor a Deus, ao Senhor Jesus Cristo, ao Espírito Santo e às coisas celestiais deve estar em destaque em nossas vidas, ele é dirigido num sentido vertical, o que, aliás, é o primeiro e grande mandamento de Deus aos seres humanos. (Mateus 22:37)
  3. Amor de Deus pelo homem, é a fonte de todo o bem estar e aponta o padrão de amor que devemos ter uns para com os outros.
  4. Amor do homem para com o seu semelhante, exigido por Deus por meio do segundo mandamento (Mateus 22:39).
publicado
Categorizado como IURD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *