Confie em Deus nas adversidades

Compreenda o caminho para ter paz, mesmo diante de problemas, com apoio da Fé.

É fácil confiar em Deus quando está tudo bem, ou seja, quando todas as coisas estão conforme o esperado. Mas e nos dias maus, que vêm para todos, aqueles dias em que situações inesperadas nos afetam fugindo do nosso controle, a exemplo da perda do emprego, o diagnóstico de uma doença ou uma notícia ruim? Como você reage a esses dias? Se abala temendo o pior, perde a paz e o sono ou leva a situação para Deus, em oração, e fica em paz confiando nEle?

Em um meditação disponível no Univer Vídeo, a palestra Ester Bezerra falou da importância de ter confiança em Deus e ter como base o maior referêncial da Fé Bíblica: Abraão. A meditação foi sobre o livro de Gênesis 20.18 e abordou a parte da trajetória de Abraão em que ele e sua esposa são atingidos por uma situação inesperada. “E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; Enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ele também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu tenho impedido de pecar contra mim, por isso não te permitirei tocá-la. Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque é profeta, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituires, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu”. (Gênesis 20.1-7)

Por medo da violência dos homens daquela época, Abraão disse que Sara era sua irmã e ocultou que ela era sua esposa. Assim, ela foi tomada para ser mulher do rei Abimeleque. Abraão certamente se viu sem saída, em uma situação inesperada, mas ele creu que Deus agiria a seu favor.

É assim que reage a pessoa que tem a vida em Deus: nos momentos mais difíceis, ela sabe de onde virá o seu socorro e não se desespera, afirmou Ester Bezerra. “A pessoa que é de Deus tem essa proteção e coisas ruins não a alcançam porque ela serve a Deus. Mas, para isso, ela precisa realmente servir a Deus, ter o espírito Santo, o protetor, o Guarda de Israel. Em muitas situações você se pergunta ‘como vou sair dessa?’ e ora pedindo para que Deus coloque a mão dEle. Quem tem essa intimidade com Deus, um relacionamento diário com Ele, leva tudo o que acontece para Ele e já vê uma saída. Imagine o que passou na cabeça de Abraão ao ver sua mulher sendo levada pelo rei. E você, como reagiria em uma situação dessas?”, questionou.

Situações difíceis podem até alcançar você, mas o Próprio Deus passará contigo por todas elas.

Na meditação, ela ainda enfatizou que a bíblia não narra nada do que Abraão pensou naquele momento, nem sobre sua reação, mas com certeza ele teve paz porque confiava de fato em Deus e sabia que Ele traria a solução. “É nos momentos de apuros e quando se sentir sem saída que você deve confiar em Deus. Você deve orar a Deus não gritando nem chorando ou se descabelando. A pessoa que confia em Deus está o tempo todo confiando e esperando que Ele fará algo a respeito. E não fica questionando o porquê de Deus ter permitido isso ou aquilo, mas pede a Ele uma saída”, alertou.

A paz ao seu alcance

Amiga leitora, busque essa intimidade com Deus em oração, seja sincera, conte para Ele os seus medos, suas fragilidades, as situações do seu dia a dia e peça ajuda confiando que Ele recebe cada palavra de sua oração. Tenha Deus em primeiro lugar, assim como fez Abraão, e Ele abençoará os que que a abençoarem e amaldiçoará os que a amaldiçoarem, como Ele prometeu a Abraão. A promessa é válida para todos que se apossam e vivem pela Fé.

Situações difíceis podem até alcançar você, mas o Próprio Deus passará contigo por todas elas. Com Ele, a paz de espírito e a solução para qualquer problema são garantidos.

publicado
Categorizado como Estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *