Lucas 9:23
Nada é mais valioso do que o Espírito Santo em nossa vida.
Para algumas pessoas, a bíblia não tem valor, mas para outras tem muito valor.
A nossa luta não é contra as pessoas e sim contra o mal, e em alguns casos com elas mesmas… ou seja, terão que lutar contra as suas vontades.
Provérbios 22:5
Alma – Centro das nossas vontades.
-> Então se eu faço as vontades da minha carne, serei um cristão que irá passar por provações.
Tudo aquilo que é para nossa alma, a carne vai querer fazer.
Como você está com Deus?
-> Você tem reservado um tempo para Ele?
I Coríntios 6:17
O Espírito Santo se une ao meu espírito.
-> O nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
-> Ele quer habitar em nós e para isso temos que estar com o nosso corpo santo.
Temos que olhar para nós mesmos e observar se o nosso corpo tem sido dado em sacrifício para santificação.
Êxodo
Qual era o maior inimigo de Israel? Faraó. Deus permitiu que o povo saísse do Egito. Mas porque eles mesmos tendo saído daquele local que os oprimiam, continuavam passando por algumas lutas? Na verdade eles estavam lutando contra eles mesmos por conta da mentalidade que tinham sobre tudo o que estava ocorrendo.
Se você está fraco, a culpa é nossa. Temos que vigiar e orar para não cairmos em tentação.
Estudo
Tema: Santificado seja o teu nome
- Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
- Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
- Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da fornicação.
- Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.
- Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
- Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
- Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
- Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. I Tess 4:1-8.
Quem quer progredir cada vez mais? Todos. Quem quer se santificar cada vez mais? Poucos. Aí está a resposta para a falta de progresso de muitos cristãos.
A vontade de Deus é a nossa santificação porque é por ela que nos distinguem das pessoas que não conhecem a Deus ou não servem. Essa distinção não visa promover no cristão um orgulho religioso ou sentimento de superioridade. O objetivo é elevar o Nome do Nosso Senhor diante de todos para que O Vejam e conheçam que Ele é Deus.
A santificação na prática envolve sacrifícios no próprio corpo, conforme o texto orienta. Abster-se dos pecados sexuais (das paixões que nossos desejos estimulam sem importar com o certo ou errado) faz parte de santificar a Deus em nosso corpo. Saber possuir o nosso corpo em santificação e honra envolve não entregá-lo a prostituição, glutonaria, vícios nem qualquer outra prática que profane aquele que é o Templo do Espírito Santo.
E não somente isso. Oprimir um irmão ou enganá-lo em algum negócio também é profanar o Nome de Deus. É “imundícia”, ou seja, sujeira! Quem é de Deus não se envolve em “sujeiras” tão comuns no mundo dos negócios e na sociedade em geral.
A santificação também se manifesta em nossas palavras, abstendo-nos de xingamentos, ofensas, mentiras, fofocas, murmurações e todo tipo de confissão contrária à Palavra de Deus.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceras, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. Filipenses 2:14-15.