Uma pessoa que tem o coração fechado não pode ser feliz. E esse coração fechado não é exclusivo de solteiros ou casados. Todos estão sujeitos a passar por essa condição.
Quando você crê na palavra de Deus e se lança nela, se torna uma pessoa feliz e reflete a luz de Cristo para os demais.
Quem é filho de Deus, reflete a luz de Pai.
O cristão para se manter saudável tem que fazer certos sacrifícios. Pensa: Se você quer ter uma saúde em dia, terá que deixar de comer determinados alimentos, fazer atividades fisícas, ir ao médico, enfim, terá que sacrificar e se esforçar, mesmo que não tenha nenhuma vontade ou motivação. Fazer o que é necessário, mesmo que não goste disso.
De vez em quando temos que sacrificar as nossas vontades em prol de algo. Sem sacrifício não há sucesso, não há evolução.
Agora imagina sacrificar para Deus? Se na vida secular, quando fazemos certos sacrifícios vemos uma melhora, uma transformação, imagina sacrificar para o Todo Poderoso?
Temos que buscar ter intimidade com o Espírito Santo. Essa proximidade é a chance do sucesso de um cristão. Muitas pessoas são usadas, mas será que elas tem comunhão ou são local permanente para o Espírito de Deus habitar? Ser morada do Espírito Santo é o segredo.
Quem é filho de Deus de verdade já é intímo de Deus automaticamente.
O monte Calvário foi o local que Deus sacrificou o seu filho. Todos os homens fizeram sacrifícios em montes.
Hebreus 9:14 -> Vamos colocar toda a força nessa Fogueira Santa.
Palestra
João 1-11:12
3 Travas que mantém o coração fechado!
No versículo acima tem as 03 travas apresentadas.
1) Os judeus se achavam superiores
Quando Jesus veio aqui na Terra, Ele veio para o povo escolhido, os judeus, mas quando ele esteve entre eles, não o aceitaram por um dos motivos de ter nascido em Jerusalém. Havia uma repulsa nisso.
Eles se acharam superiores a Jesus. E não é isso que acontece em alguns casamentos? Maridos que se consideram superiores que esposas e vice versa? Quando há esse sentimento, conselhos, ajudas, palavras e etc não surtem efeito, pois o companheiro não aceita. Mas também existem que pelo contrário, ao invés de se sentirem superiores, se sentem inferiores ao outro..
Esse senso de superioridade ou inferiodade atrapalha o casal. Quem precisa de conselho não aceita pois se sente superior e quem se sente inferior, não acredita em suas convicções, e acaba vivendo um relacionamento abusivo, aceitando xingamentos, traições, humilhações e etc. A pessoa se sente tão inferior ao outro, que acha que não pode sobreviver sem o abusador. É necessário ter um equilíbrio, pois nem inferior ou superior, ambos precisam um do outro.
2) Expectativas erradas
Havia uma promessa que viria o Messias, mas eles não aceitaram Jesus como tal, eles tinham uma expectativa de um Jesus General, com espada, cavalo, guerreando por Israel e aí vem o nosso Senhor, humilde, manso, que falava para orar pelo inimigo… eles não conseguiram ver o Messias em Jesus.
Isso no casamento pode acontecer quando a esposa coloca todas as suas expectativas no marido, que ele irá fazer da vida dela uma mar de rosas, que ele a fará feliz… Ninguém pode esperar que o outro a faça feliz…
A felicidade da pessoa não pode depender de terceiros.
A expectativa tem que estar em Deus.
Quando a nossa esperança está em algum lugar, em alguma pessoa, temos grandes chances de sermos frustados.
Se livre das expectativas erradas. Coloque suas esperanças em Jesus.
03) Medo de perder
Quando os judeus de status, que tinham poder, quando viram o que estava acontecendo, que Jesus estava ficando conhecido entre o povo, e estava sendo seguidos por muitos, tiveram de perder a posição que haviam conquistado na sociedade, perder dinheiro, e isso os motivou a perseguir Jesus, orquestrando planos contra a vida do Messias.
O medo de perder levou a tramarem a morte de Jesus.
O medo de perder leva as pessoas a tomar atitudes precipitadas.
Não podemos deixar a trava do medo nos bloquear.