Temos que combater a dúvida, pois ela mina a nossa fé.
Não adianta 99% de fé se houver 1% de dúvida.
-> Esse 1% neutraliza os 99%.
A fé é alimentada pela palavra.
-> Ela é o combustível que alimenta a fé e a mantêm acessa.
Irão ter situações que conosco que provarão a nossa fé.
-> Busque na palavra, pois ela nunca falha.
Efésios 5:18
-> O segredo da fé é nos alimentarmos constantemente da palavra.
Pare e reflita
Quem pensa? A cabeça ou o coração?
Quando lemos a palavra, onde ela faz o primeiro efeito?
A certeza do batismo é dada pelos frutos e não pelo achismo.
No momento da dúvida, eu preciso me refugiar na palavra.
Pense: mesmo que venhamos falhar, isso não diz que não temos o Espírito Santo.
-> Ter o Espírito Santo é pelo que eu ACHO e sim pelos frutos.
Temos que alimentar a nossa fé, mas tomando o cuidado de usar a fé inteligente e não a burra.
Não seja bitolado ou religioso.
A fé deve ser uma experiência pessoal.
-> Pois uma palavra de dúvida pode minar tudo.
Guarde sua fé.
Estudo
Tema: A defesa da fé – Parte 4
A força do mal está nas dúvidas. Quando se eliminam as dúvidas, a fé se manifesta de forma surpreendente. Esvaziar-se das dúvidas é, portanto, encher-se de fé. A fé está dentro de você, mas o acúmulo de informações seculares trava sua ação.
…enchei-vos do Espírito… Efésios 5:18
O segredo para viver pela fé está em alimentar-se constantemente dos pensamentos de Deus. Encher-se do Espírito significa abastecer a mente e o coração com as verdades contidas na Sua Palavra. Dúvidas geram medos, preocupações, ansiedades e até depressões – que afetam a saúde física e espiritual. Por outro lado, a fé verdadeira é inteligente e racional, capaz de avaliar todas as coisas sob os olhos de Deus. Entretanto, a fé é também algo estritamente pessoal. O apóstolo Paulo aconselha os cristãos a serem bem definidos em sua opinião ou crença:
Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Romanos 14:5.
Para eliminar qualquer dúvida, é essencial não se fixar na fé dos outros. Cada um tem a sua própria fé e deve seguir em frente com confiança. Se uma pessoa tem fé para comer carne e outra prefere apenas legumes, que cada um siga sua convicção sem julgamento. O importante é manter-se firme na própria fé, sem interferir ou criticar a experiência alheia. Se alguém escolhe ser vegetariano, por exemplo, que assim seja, se não, que também seja respeitado.
Muitos cristãos sinceros acabam sendo influenciados pelas opiniões dos outros sobre algum assunto que lhe toca. Isso costuma gerar conflitos desnecessários. É como buscar problemas onde não existem, colocando sua própria fé em confronto com a do próximo. No entanto, o apóstolo Paulo também nos ensina:
Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem como não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
Romanos 14:1-3
A fé deve uma experiência pessoal, baseada na Palavra de Deus e não em debates, imposições ou opiniões externas. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus e não as opiniões de terceiros.
Portanto, vigie seus ouvidos quanto às palavras de dúvida, seja qual for sua origem. Fincar a sua fé e inteligência no que está escrito nas Sagradas Escrituras é a arma eficaz para combater as dúvidas e defender a fé.